Mosteiro de São Bento: mais de 400 anos de história

Com mais de 400 anos, o Mosteiro de São Bento está localizado no Largo de São Bento, centro da cidade de São Paulo. É um dos edifícios históricos mais importantes da cidade e forma um conjunto com a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento.

MosteiroSBentoSP

A história do Mosteiro de São Bento inicia com o frei Mauro Teixeira, que fundou uma igreja modesta, no alto do morro entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, em 1598. O local era reconhecido como um dos melhores da povoação, onde antes havia sido a casa do cacique Tibiriçá. Levantado em 1600, o mosteiro foi ampliado em 1650 graças ao bandeirante Fernão Dias Pais, conhecido como “caçador de esmeraldas”.

sãobentoSP

Entre 1910 e 1922 foram demolidas a igreja e o mosteiro da época colonial, sendo substituídas por uma construção no estilo neorromântico, com  projeto do arquiteto alemão Richard Berndl. Essas modificações foram iniciativas do abade D. Miguel Kruse, religioso alemão que fundou o Colégio São Bento e a Faculdade de Filosofia – primeira do tipo no Brasil, que viria a se tornar a PUC-SP.

Os monges que habitam o local estão sempre de prontidão para receber hóspedes e visitantes, acolhendo aqueles que procuram orientação espiritual ou confissão.

MosteiroDeSãoBento

O mosteiro ainda conta com uma biblioteca com mais de cem mil volumes, possivelmente a mais antiga da cidade de São Paulo. O acesso ao acervo é restrito aos monges e alunos, mas pesquisadores e estudiosos podem solicitar uma permissão especial.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img